O mercado de criptomoedas sofreu um forte impacto nesta segunda-feira (06), com uma queda significativa em várias moedas digitais. O motivo? A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos iniciou um processo contra duas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo: Binance e Coinbase.
A SEC acusa ambas as empresas de violação das leis de valores mobiliários dos EUA. A notícia do processo resultou em uma reação negativa imediata no mercado de criptomoedas, com o Bitcoin (BTC) caindo cerca de 6,5% para a região dos 25.400 dólares.
Além disso, as ações da Coinbase recuaram mais de 15% após o anúncio do processo, o valor total do mercado de criptomoedas (TOTAL CAP) está caindo em direção ao seu nível de suporte.
O processo da SEC contra a Binance e a Coinbase ocorre em um momento de crescente escrutínio regulatório sobre a indústria de criptomoedas. As autoridades estão cada vez mais preocupadas com a possibilidade de as criptomoedas serem usadas para atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro e fraude.
Este é um momento crítico para a indústria de criptomoedas. A forma como a Binance e a Coinbase respondem a esses processos e a maneira como a SEC prossegue com suas ações regulatórias podem ter implicações significativas para o futuro do setor.
Análise: Corretoras descentralizadas (DEX) devem crescer nos próximos meses
Em análise para o Blockmarket Research, Rayan Cruz avalia que a recente ação regulatória da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Binance e a Coinbase, duas das principais bolsas de criptomoedas do mundo, podem estimular uma migração de usuários para corretoras descentralizadas, como a Uniswap, que permite a negociação direta de tokens de criptomoedas entre os usuários, com a própria custódia do usuário, e sem a necessidade de um intermediário centralizado.