Protocolo DeFi realiza operações de antecipação de recebíveis.

Os usuários poderão vender o rendimento futuro de seus ativos por dinheiro hoje, proporcionando uma nova forma de liquidez e flexibilidade financeira. 

Imagine que você vendeu um produto ou serviço e o cliente vai pagar em 30 dias. Em vez de esperar esse tempo todo, você pode “vender” esse pagamento futuro para uma instituição financeira, que vai te dar o dinheiro agora, mas vai cobrar uma percentual do pagamento recebido como forma de cobrar por esse serviço. Assim, você consegue ter acesso ao dinheiro mais cedo, o que pode ser útil para pagar contas, investir ou lidar com imprevistos. A operação de antecipação de recebíveis é uma estratégia financeira que permite receber dinheiro imediatamente por vendas e demais receitas que ainda não foram pagas. É como se fosse um adiantamento do seu salário a custo de uma parte dele.

Operações de antecipação de recebíveis chegam ao DeFi.

Usualmente tais operações são concentradas em instituições financeiras tradicionais e são voltadas majoritariamente para empresas. Entretanto, o conceito pode ser aproveitado e evoluído para um protocolo capaz de antecipar rentabilidades de operações em DeFi. O protocolo Pendle permite aos usuários negociar somente a perspectiva de rentabilidades futuras. Isso significa que os usuários podem vender o rendimento futuro de seus ativos por dinheiro hoje, proporcionando uma nova forma de liquidez e flexibilidade financeira. 

Na prática, consiste em tokenizar a operação e dividi-la em duas partes gerando dois novos produtos,um com retorno pré fixado e outro mais agressivo em cima da rentabilidade.  

Token principal (PT) : Ao emitir este token, quem montou a operação DeFi (stake ou pool de Liquidez) recebe o valor principal do investimento +  antecipação da rentabilidade de forma pré fixada, ou seja, esse agente está garantindo uma rentabilidade maior caso ela venha a cair no futuro.

Token atrelado à rentabilidade (YT) : Quem recebe esse token, pagou e garantiu a parte pré fixada ao detentor do token principal, esse está exposto a parte pós fixada da rentabilidade da operação negociada, ou seja, ele acredita que o percentual pago da operação irá aumentar. 

Exemplo

João tem 100 mil e montou uma pool de liquidez a uma taxa de retorno esperado de 14% ao ano, ele sabe que essa rentabilidade pode aumentar ou diminuir, todavia, está mais que satisfeito com ela e deseja garantir ao menos 10%. Portanto, oferece à José que possui 10 mil e se dispõe a garantir os 10%, assumindo o risco da rentabilidade diminuir com a perspectiva de ganhar o excedente. Para João, o excedente representa 4%, todavia em cima do capital de José isso representa 40%, o que é uma grande rentabilidade. Abaixo, temos um exemplo de operação de stake em USDT dividido em tokens YT e PT, observe a discrepância de rentabilidade.

Como aproveitar a oportunidade? 

É possível explorar o protocolo por meio dos Tokens YT e PT e também do token de governança PENDLE, disponível na corretora Binance. Por meio do token de governança em stake é possível, além de participar das decisões internas, receber participação nas receitas provenientes de taxas de transação do protocolo, algo muito positivo, pois mostra que o token captura valor do crescimento da plataforma. O valor de mercado do token PENDLE é de aproximadamente $150 milhões, o que indica um nível moderado de adoção e interesse no mercado. Recentemente a plataforma passou por duas auditorias, o que pode aumentar a confiança dos usuários na segurança do protocolo.

Conclusão

Está sendo observada uma adaptação à web 3 por parte de produtos comuns oferecidos por intermediários centralizados e diante da evolução da tokenização em DeFi, podemos estar diante de uma  boa oportunidade à exposição em operações estruturadas de crédito em ambiente descentralizado. Todavia, ressaltamos que nossas análises não são recomendações de investimentos, mas sim um convite para analisar conosco o ambiente de transformação na web 3.0

- Anúncio -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img