Análise: Bitcoin próximo de grande movimento

Trader e analista Theo Haiek cita 4 fatores que ocasionam “pressão” na atual região de preços, indicando forte volatilidade nos próximos dias.

Em meio a reviravoltas envolvendo a regulação de criptomoedas nos Estados Unidos e dezenas de novas solicitações de ETF’s em andamento, o Bitcoin (BTC) encontra-se lateralizado há 27 dias na atual região de preços, que compreende U$29.500 – U$31.500.

Com o início de um sentimento de otimismo dentro do mercado, que segundo especialistas deve ser visto com cautela, o cenário mostra sinais técnicos de indecisão, mas de grande volatilidade nos próximos dias.

Em análise para o Blockmarket Research, o trader e analista cripto Theo Haiek cita 4 fatores que demonstram a formação de uma “pressão” crescente na atual região de preços, indicando um movimento explosivo iminente.

1) Zonas de Liquidação

Podemos encontrar fortes zonas de liquidação tanto acima, quanto abaixo do preço atual, o que sinaliza volatilidade em breve.

Destas zonas, as mais antigas são as de investidores que compraram antes da subida mas ainda não realizaram seus lucros. Junto delas, também existem as zonas de liquidações dos que apostaram mais recentemente numa alta, durante a atual região de lateralização de preços.

Por outro lado, as zonas de liquidações mais fortes (com maior capital em risco) são as de Short, tanto dos (poucos) investidores que não foram liquidados durante a subida, quanto dos que apostaram na queda na atual região de preços, durante a lateralização.

Fortes zonas de liquidação (em verde) acima da atual região de preços. (Liquidação de Shorts). Enquanto a zona mais ampla (que compreende uma região maior) representa as liquidações de Longs.

2) Descorrelação com o índice DXY

Outro fator que motiva a expectativa de um movimento explosivo (nesse caso, para cima) é a queda de um índice com o qual o Bitcoin apresentou, historicamente, uma correlação inversa: o DXY (US Dollar Index).

Durante a lateralização atual, não estamos observando essa correlação. Isso significa que o dólar está perdendo valor, mas por algum motivo, o Bitcoin não está ganhando valor frente ao dólar. Alguns analistas afirmam que essa descorrelação poderia ser apenas temporária, e quando ela retornar, o preço pode ser impulsionado para cima.

Descorrelação do Bitcoin com o DXY (índice do dólar americano)

3) Volume

Observamos poucas variações na média de volume antes e após o movimento de alta. Enquanto isso, a volatilidade diminuiu consideravelmente, de forma desproporcional. Isso dá a entender que o preço pode estar numa espécie de “panela de pressão” próxima a estourar.

4) Expectativas ao redor do ETF

Um outro fator relacionado ao mercado tradicional, de extrema importância, que se mostrará decisivo para determinar se veremos um forte movimento de queda ou subida nos próximos dias serão as notícias relevantes sobre a solicitação de ETF da BlackRock, ou do ETF de alguma das outras grandes gestoras que o solicitaram um. Se forem publicadas notícias positivas, o preço pode ganhar impulso para cima, com notícias negativas tendo o efeito oposto. Vale notar que se for noticiada a aprovação do ETF, o mercado certamente entrará em tendência de alta, buscando novas zonas de resistência


Otimismo do mercado exige cautela aos investidores

O sentimento do mercado atualmente é de otimismo, com alguns investidores apostando em uma grande alta.
Após a análise, observamos que existe liquidez o suficiente em ambas as direções, o que faz com que uma queda de preços, buscando liquidar posições alavancadas em Long, seja possível.

Dessa forma, quando o preço do Bitcoin (BTC) adquirir momentum, o mesmo deve se movimentar em direção às regiões de liquidação, trazendo alta volatilidade nos preços do ativo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img