Mais de um milhão de documentos são registrados via blockchain em cartórios

Adoção de blockchain por cartórios no Brasil atinge marca de 1 milhão de documentos

Além de dar vida ao bitcoin (BTC), a tecnologia blockchain pode ser usada para registrar documentos digitais. E no Brasil, mais de um milhão de documentos foram registrados em cartórios usando essa tecnologia.

As informações são do Colégio Notarial do Brasil (CNB), que confirmou a emissão dos documentos via blockchain. Segundo a organização, as certificações digitais com essa tecnologia foram emitidas a partir da plataforma e-Notoriado.

Sendo assim, os documentos registrados pela blockchain incluem registros que são feitos normalmente em cartórios, como certidões de nascimento, de casamento e até de compra e venda de imóveis.

Blockchain para documentos digitais

A tecnologia blockchain pode criar um sistema seguro para o gerenciamento de documentos através de certificados digitais. Por ser considerada uma tecnologia segura e inalterável, cartórios no Brasil estão usando a blockchain para criar registros de documentos.

Assim, em entrevista ao Valor Econômico, o vice-presidente do CNB de São Paulo, Andrey Guimarães, comenta sobre a adoção blockchain para serviços de cartório. Ele afirma que existem 1 milhão de brasileiros habilitados para o uso de certificados digitais criados com a tecnologia.

“São um milhão de pessoas que podem usar esses certificados para reconhecer firma para diversos serviços de cartório.”

Desafios da tecnologia

Embora seja conhecida por sua descentralização de dados, a blockchain ainda apresenta obstáculos para uma adoção massiva acontecer nos cartórios brasileiros. Na entrevista, Guimarães disse que enfrentou dificuldades para eliminar intermediários no uso da plataforma e-Notoriado.

Além disso, ele falou que não obteve êxito ao tentar indexar a tecnologia blockchain no front-end da plataforma. Para ele, esses são os dois desafios que devem ser solucionados antes do sistema ser usado em todos os cartórios no país.

Por outro lado, Guimarães destaca a imutabilidade da informação registrada via blockchain como sendo um atrativo da tecnologia. Contudo, ele pontua que para a plataforma funcionar perfeitamente, é preciso ter um registro raiz dos dados antes de tudo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img