Ethereum dá sinais de alta e demanda por staking decola em meio à grande acumulação

Dados indicam que Ethereum pode estar subvalorizado, e investidores institucionais parecem saber disso

O Ethereum (ETH) tem mostrado sinais crescentes de demanda. A introdução da atualização Shanghai-Capella em abril, ao contrário das preocupações iniciais, impulsionou a utilidade e a demanda pelo ativo, consequentemente aumentando a procura pelo seu staking. Além disso, o preço do ETH chegou a cair 20.36% em relação ao preço de abertura da última semana, mas já reverteu metade desta desvalorização. 

Outro sinal positivo é encontrado em dados da GlassNode, que além de mostrarem o crescente aumento da demanda pelo staking, indicam que o realized price dos ativos em stake — dado que representa a média ponderada de preço pelo qual cada unidade foi comprada — está acima de $2,000. Isso sugere que o Ethereum pode estar subvalorizado em relação ao seu valor de mercado real. 

Analise de Valor Realizado dos ETH em stake e valor total em stake. Fonte: CoinGlass

Além disso, analisando dados do CryptoQuant, a proporção de Ether mantido em exchanges em relação à oferta total em circulação atingiu o nível mais baixo em cinco anos. Isso significa que em nenhum momento do passado houveram tantos ETH’s em hold (guardados em wallets) em relação aos mantidos em exchanges, indicando a percepção por parte dos investidores do valor intrínseco do ativo.

Deixando de lado o interesse em fazer operações de curto prazo (trading) para rentabilizar as oscilações de curto prazo, estes investidores têm transferido seus tokens para carteiras privadas, refletindo uma crença no longo prazo e nos fundamentos do ativo.

Proporção de ETH’s em exchanges para em carteiras. Fonte: CryptoQuant

Essa visão é corroborada pelo grande volume de acumulação que observamos no ETH. Esse dado pode ser observado de forma prática por meio das liquidações agregadas, indicador fornecido pela ferramenta TRDR

Entre os dias 17 e 22 de agosto, observamos mais de R$2.3bi (U$480mi) em liquidações no Ethereum (ETH), espalhado pelas corretoras. Estes ETH liquidados – de traders forçados a vender (liquidados) – foram comprados por baleias e instituições que estão acumulando o ativo. Agora, estes players institucionais estão mantendo os ativos em hold, esperando por uma oportunidade de distribuição (venda).  

Fortes liquidações no Ethereum, fonte: TRDR

Por fim, é importante mencionarmos o contexto atual: dois eventos significativos que podem incentivar ainda mais a utilização do ecossistema Ethereum ocorreram recentemente: O PayPal introduziu uma nova stablecoin vinculada ao dólar americano, emitida na plataforma Ethereum. Além disso, no dia 9 do mês atual, foi lançada a Base, a mais recente iniciativa da Coinbase com um foco especial no Ethereum. Ela representa um esforço dedicado para aprimorar a infraestrutura ‘onchain’ desta blockchain em particular. Através da Base, a Coinbase busca desenvolver protocolos subjacentes que potencializem a escala, usabilidade e segurança do Ethereum, tornando-o ainda mais robusto e eficiente.

Indice de medo x ganância do BTC.

Nesse contexto, temos sinais técnicos e fundamentalistas que corroboram a tese de uma alta do Ethereum num futuro próximo. O quê não exclui a possibilidade de correções de curto prazo. Em meio a um mercado que ainda teme por uma continuação da baixa, e traders que apostam pesado na queda, momentos de confluência como este podem representar uma boa oportunidade.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img