“Melhor hora para ficar rico está chegando”, afirma autor de Pai Rico, Pai Pobre

Analistas do mercado imobiliário têm alertado para uma possível crise no setor nos Estados Unidos, com gigantes do mercado como Airbnb apresentando dificuldades financeiras. Neste contexto, uma crise no mercado imobiliário deve provocar uma recessão econômica profunda, afirma Robert Kiyosaki.

Kiyosaki é autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, que se tornou best seller e referência no mercado de finanças pessoais, vendendo 26 milhões de cópias em 40 idiomas. 

O autor alertou em seu perfil no X (antigo Twitter), que uma crise no mercado imobiliário está chegando, e que este será  um ótimo momento ‘para ficar rico’.

“AIR BnB liderará a quebra do mercado imobiliário. Se você quer uma nova casa, seus dias felizes estão chegando. O mesmo para imóveis alugados. O melhor momento para ficar rico é durante uma crise. Boa sorte.”

Por que crises são bons momentos para investir?

Em momentos de crises econômicas, o mercado se torna incerto e o preço da maioria dos ativos tende a cair. Como todo o mercado financeiro é correlacionado em uma complexa rede, todos os setores podem ser afetados por uma crise imobiliária, um setor com vários trilhões em capitalização.

Por exemplo, durante a última grande crise imobiliária, que ocorreu em 2008, quase todos os setores apresentaram quedas. O SP&500, índice que rastreia o preço de 500 grandes empresas de capital aberto nos EUA, chegou a cair cerca de 50% na época.

“Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”; esta é uma das frases mais famosas de Warren Buffett, considerado um dos maiores investidores da história. Ela exemplifica que o melhor momento para investir costuma ser em momentos em que o mercado está agitado e com incertezas.

O que fazer para se prevenir de uma crise?

Crises financeiras podem afetar o preço até mesmo de ativos considerados seguros e conservadores, como o ouro. O preço do metal precioso chegou a cair cerca de 30% durante a crise de 2008. No entanto, o ouro apresentou um desempenho excepcional nos anos seguintes,  com o preço duplicando de valor até 2011.

Em momentos em que muitos ativos estão sendo liquidados e o preço dos papéis está em colapso, o melhor recurso para se ter é liquidez, especialmente em dinheiro corrente ou equivalente. Stablecoins também podem ser uma boa opção para investidores do mercado de criptomoedas devido a sua paridade com as moedas tradicionais.

Uma vez possuindo liquidez em caixa, o investidor pode aproveitar a oportunidade para comprar ativos desejados a preços mais baixos, como imóveis, ações, criptoativos e commodities.

Em especial, Robert Kiyosaki é bastante otimista em relação a ouro, prata e bitcoin, especialmente como forma para se proteger da alta inflação em vigor no mundo nos últimos anos.

- Anúncio -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img