Demanda pelo Ethereum vai migrar para outras redes, afirma fundador de primeiro fundo cripto da Europa

Confira as opiniões do fundador do primeiro fundo de criptomoedas da Europa sobre o Ethereum.

Justin Bons, que é fundador da Cyber Capital, o primeiro fundo de criptomoedas da Europa, tem feito diversas críticas ao Bitcoin e ao Ethereum, os dois maiores criptoativos por valor de mercado.

Segundo Bons, ambas as redes abandonaram a ideia de escala on-chain. Por conta deste fator, estas redes tenderão a ter taxas de transação cada vez mais altas ao longo do tempo, enquanto a maioria dos usuários dependerão de segundas camadas com UX e segurança inferiores, ou dependerão de custodiantes.

Conforme destacou em publicação recente, o Ethereum pode perder espaço de mercado, caso não atenda a grande demanda existente pela camada 1 da rede. De acordo com o executivo, isto pode beneficiar blockchains concorrentes, como a Solana.

Bons afirmou:

“A ETH está perdendo a bola ao não atender à demanda L1. O uso inevitavelmente migrará para concorrentes que possam escalar para atender à demanda. Seja a paralelização do SOL, os rollups do XTZ ou a fragmentação completa como em EGLD, NEAR & TON. O ETH definitivamente perderá se não crescer!”

Conforme destacado, os principais desenvolvedores do Ethereum possuíam um plano de escala on-chain baseado em fragmentação dos dados da blockchain. No entanto, o roteiro de desenvolvimento foi desviado com o tempo:

“Eu acreditei totalmente na promessa de fragmentação da ETH. Até mesmo apontando minha antiga fazenda de mineração para ela na primeira semana de lançamento em 2015. Como eu fazia parte da comunidade BTC que defendia o escalonamento L1. Então, quando a ETH abandonou a escala L1 até 2022, ela traiu para mim essa promessa fundamental de fundação”.

De fato, o próprio Vitalik Buterin, criador do Ethereum, afirmou no passado que é absurdo que uma transação com um dinheiro da internet custe mais que 5 centavos. No entanto, as taxas do Ethereum ultrapassam recorrentemente mais de 5 dólares.

O executivo já chegou a afirmar que o Bitcoin e o Ethereum abandonaram sua visão original:

“Bitcoin mudou minha vida quando o descobri em 2013. Um farol para a liberdade, manifestando ideias-chave do libertarianismo à economia austríaca. Um casamento feito no céu; Eu encontrei minha comunidade. Isso tornou muito mais difícil ir contra o BTC quando este abandonou esses princípios fundadores”.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img