Tokenização vai impulsionar novo ciclo de alta das criptomoedas, afirma relatório da Coinbase

A tokenização de ativos pode ser a ponte que ligará o sistema financeiro tradicional às criptomoedas, afirma Coinbase.

A Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, publicou um relatório com o título: Tokenização e o Novo Ciclo de Mercado. O documento destaca a importância da tokenização de ativos para o mercado de criptomoedas e ativos digitais.

A empresa afirma que a tokenização de ativos pode impulsionar um novo ciclo de alta para o setor. Conforme destacado, o mercado de tokenização se concentrava no passado principalmente no registro de ativos ilíquidos, como imóveis. 

No entanto, a recente mudança para tokenização de ativos líquidos pode trazer novo ânimo para o mercado:

“O hype original em torno da tokenização em 2017 girava em torno da criação de ativos digitais que representavam a propriedade de ativos físicos ilíquidos, como imóveis, commodities, arte ou outros itens colecionáveis ​​em um blockchain. Mas o atual ambiente de alto rendimento deu à tokenização um significado um pouco diferente como uma oportunidade para a digitalização de ativos financeiros, tais como obrigações soberanas, fundos do mercado monetário e acordos de recompra.

Acreditamos que este poderia ser um caso de uso vital para os participantes financeiros tradicionais e se tornar uma parte importante do novo ciclo do mercado cripto, embora a implementação completa possa levar mais 1-2 anos.”

De fato, diversas iniciativas de tokenização estão surgindo no mercado. O governo de El Salvador planeja emitir o Bitcoin Volcano Bond, um título de dívida soberana sob a rede Liquid do Bitcoin.

Tokenização de ativos em blockchain

A tokenização consiste em registrar em uma rede blockchain bens e ativos financeiros. Por sua vez, a propriedade digital desses ativos pode ser armazenada e transferida da mesma forma que os ativos digitais tradicionais.

A tokenização pode de fato trazer diversos benefícios para os mercados financeiros, visto que reduz custos de transação e aumenta a liquidez em potencial. Além disso, a tokenização tende a aumentar o valor dos tokens nativos, como o Ether (ETH) do Ethereum.

Isso ocorre pois, para registrar e mover ativos em blockchain, é necessário pagar as taxas do utilizando o token nativo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img