93% de todos os bitcoins já foram minerados

Mais de 90% dos bitcoins que vão existir já estão no mercado.

Mais de 93% de todos os bitcoins que virão a existir já foram minerados. A política monetária do Bitcoin foi estruturada para reduzir pela metade, a cada quatro anos, a produção de novas moedas, um fenômeno conhecido como “halving”. Essas moedas serão gradualmente introduzidas no mercado ao longo das próximas décadas, através do processo de mineração. Seguindo essa lógica, o último bitcoin está previsto para ser minerado por volta do ano de 2140, estabelecendo a partir daí um limite fixo permanente de oferta.

Como funciona a emissão dos bitcoins?

Os bitcoins entram no mercado a cada bloco minerado. O minerador responsável pela inclusão do bloco recebe os novos bitcoins gerados, bem como as taxas de transação pagas pelos usuários.

A emissão de bitcoins a cada bloco tende a zero devido a um evento conhecido como halving. O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos (aproximadamente 4 anos), reduz pela metade a emissão de novos bitcoins.

No começo do Bitcoin, 50 bitcoins eram emitidos por blocos. Após três halvings, 6,25 btcs são emitidos a cada bloco. A partir do próximo halving, que deve ocorrer em abril de 2024, 3,125 bitcoins serão emitidos a cada bloco.

Dessa forma, mais de 19,53 milhões já entraram em circulação. Nas próximas décadas, os últimos bitcoins entrarão no mercado. Como consequência deste cenário, os mineradores deverão se financiar apenas com as taxas de transação pagas.

À medida que a emissão diminui, isto pode provocar um choque de oferta, o que tende a fazer o preço disparar em momentos de alta demanda pela criptomoeda. Por conta deste fator, o halving tem sido um evento importante para o preço do bitcoin.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img