Exclusivo: Golpistas usam IA e Deepfakes para roubar criptomoedas no YouTube

Golpes no YouTube usam inteligência artificial para simular falas de CEO da Ripple e pedem criptomoedas em "evento especial".

Você está navegando pelas suas redes sociais e de repente se depara com um anúncio patrocinado que chama a sua atenção: “Grande recompensa para os detentores do token X. Acesse o endereço Y, envie suas moedas e receba o dobro até o dia Z.”

Pode parecer uma estratégia muito simplista, que à primeira vista não seria digna de atenção por usuários mais avançados desse mercado. Mas para usuários iniciantes em criptomoedas, sem muita familiaridade com o tema, esse tipo de anúncio é como um pote de mel, que atrai os mais inocentes.

Segundo dados da CoinGecko, em 2022, a quantidade de fundos roubados foi de cerca de US$ 2,8 bilhões e quase metade desse valor foram em ataques de estratégias não convencionais.

O Blockmarket analisou ao longo das últimas semanas a dinâmica dos golpistas, que costumam inserir QR Codes de carteiras de criptomoedas em vídeos e Lives patrocinadas pedindo para que os usuários enviem seus ativos, para que assim possam “receber uma recompensa em dobro”.

Um vídeo patrocinado com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, oferecendo um “presente” para os detentores da XRP, circulava no YouTube horas atrás, e tinha mais de 41 mil visualizações. O vídeo, se trata de uma Deepfake, que usa recursos de inteligência artificial para simular alguém em um vídeo que a pessoa não produziu.

Com o tempo esses vídeos ficarão cada vez mais realistas. Recomendamos que os usuários fiquem atentos a este tipo de armadilha, que tem ocorrido principalmente no YouTube, e evitem perder seu capital em golpes, como o que nós vimos acima.

- Anúncio -spot_imgspot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img