FOX usará blockchain para combater fake news em parceria com a Polygon

Ferramenta de código aberto poderá ser usada por veículos de mídia para combater fake news.

A Fox Corporation, em parceria com a Polygon, anunciou o lançamento de uma ferramenta destinada a autenticar a origem de conteúdos de mídia e combater fake news na internet. A nova tecnologia chamada ‘Verify’ é baseada em prova de participação (PoS) e visa estabelecer a origem e o histórico do conteúdo de mídia publicado.

O ‘Verify’ permite que os leitores e espectadores verifiquem facilmente a fonte de imagens, vídeos e informações que circulam online. Cada peça de conteúdo é criptograficamente assinada na blockchain, garantindo sua autenticidade e integridade ao longo do tempo. Desde o seu lançamento em beta em agosto de 2022, mais de 80.000 textos e imagens já foram registrados, demonstrando o potencial significativo da solução.

Além de autenticar a origem do conteúdo, o ‘Verify’ também estabelece uma ponte entre plataformas de IA e empresas de mídia. Isso é feito através de contratos inteligentes na blockchain, permitindo que os editores monetizem o acesso ao seu conteúdo certificado. Segundo Melody Hildebrandt, CTO da Fox, o protocolo é uma ferramenta técnica para plataformas de IA licenciarem conteúdo de editoras com controles codificados.

A ferramenta mostrará as informações do editor associadas ao conteúdo, além do título original e URL. Caso não haja correspondência, presume-se que o conteúdo foi fabricado ou manipulado de alguma forma.

Tecnologia poderá ser usada por outros veículos de mídia

A tecnologia ‘Verify’ é feita 100% em código aberto e gratuita para uso por editores e outros veículos de mídia, incentivando a adoção generalizada desta tecnologia no setor. A iniciativa da Fox juntamente com a Polygon representam um passo significativo na luta contra a desinformação e o abuso de mídia gerada por IA.

Ao utilizar a tecnologia blockchain, que é conhecida por sua imutabilidade, a ferramenta oferece uma solução efetiva para rastrear a origem real do conteúdo e combater a proliferação de informações falsas.

Além disso, Com a crescente sofisticação das deepfakes, a necessidade de soluções confiáveis para autenticar o conteúdo da mídia nunca foi tão grande.

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img