Uniswap propõe atualização de governança que impacta detentores de token; UNI dispara 60%

Proposta será votada a partir de 08 de março. Head de Research do Blockmarket avalia potenciais impactos.

A Fundação Uniswap anunciou nesta sexta-feira (23) uma proposta de atualização na Governança do protocolo Uniswap, dentre as principais novidades, uma mudança em seu mecanismo de coleta de taxas, visando recompensar os detentores do token UNI, causou um alvoroço no mercado, com o valor do token disparando mais de 60% em menos de 1 hora após o anúncio.

A proposta em questão pretende atualizar o mecanismo de governança do protocolo para permitir a coleta de taxas de sua DEX (exchange descentralizada), de forma a distribui-las para os detentores de UNI que realizem staking ou delegarem seus tokens para votações dentro do protocolo.

Após o anúncio dessa proposta, o token nativo da Uniswap (UNI) viu seu preço disparar mais de 60%, de $7,24 para mais de $12 em menos de uma hora.

De acordo com o Head de Research do Blockmarket, Rayan Cruz, A Uniswap já é reconhecida como líder no mercado de DEX’s, mas seu token nativo, UNI, é alvo de críticas por “não capturar valor” dessa liderança no mercado de DEX.

“A Uniswap é a líder no mercado de DEXs. O Token UNI, porém, sempre recebeu críticas por “não capturar valor” desse ecossistema robusto, devido aos mecanismos de governança atuais do protocolo e alguns receios da Fundação com questões regulatórias. Caso a atualização se concretize, podemos ver uma valorização significativa no token UNI, que poderia leva-lo inclusive ao top10 de criptomoedas em capitalização de mercado”

A abertura da votação para a proposta de atualização da Uniswap ocorrerá no dia 8 de março. A partir de hoje, durante os próximos 7 dias, a proposta em questão estará aberta para comentários da comunidade.

Governança será fortalecida caso a proposta seja aprovada, afirma líder da Fundação Uniswap

Erin Koen, líder de governança da Fundação Uniswap, afirmou em um post no X (Twitter) que, caso seja aprovada, a proposta ajudará a aumentar a resiliência e a descentralização da governança da Uniswap.

“Manter essa liderança só vai ficar mais difícil. A liquidez está se fragmentando em muitas cadeias, intenções são uma coisa, MEV é uma coisa, a concorrência é muito inteligente, etc.”, escreveu Koen.

Koen destacou também que a Uniswap se tornou líder de mercado mesmo com “pouca governança” em vigor.

Para manter essa liderança frente o crescimento recente das principais concorrentes do mercado, Koen acredita que será necessário fazer tais mudanças na governança, visando otimizar a delegação dentro do protocolo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img