Presidente da SEC pede mais regulação em cripto e diz que indústria “precisa de um desinfetante”

Gary Gensler enfatizou que certos players do mercado cripto nos EUA têm buscado evitar requisitos regulatórios.

Durante um discurso realizado nesta sexta-feira (22) na Conferência da Columbia Law School, Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), reiterou sua posição sobre a importância de uma maior regulamentação e transparência no setor de criptomoedas.

Dentre as falas de Gensler, conhecido por sua postura crítica em relação à indústria cripto, está a de que o mercado cripto nos EUA precisa de um “desinfetante”, enfatizando a necessidade de que empresas de ativos digitais se registrem junto à SEC para garantir a “divulgação obrigatória de informações aos investidores do país.

O presidente da SEC destacou que certos players de mercado nos EUA buscam evitar tais requisitos. Na sua fala, Gensler comparou a situação atual do mercado de criptomoedas a um “ambiente que precisa se desinfetar”. Numa alusão à famosa citação de Louis Brandeis: “a luz solar é o melhor dos desinfetantes”.

“Há certos participantes no mercado de criptomoedas que procuram evitar essas exigências de registro”, disse Gensler, que complementou: “Nenhum registro significa nenhuma divulgação obrigatória. Muitos concordariam que o mercado cripto poderia usar um pouco de desinfetante.”

Em suas falas, Gensler procura enfatizar a necessidade de maior transparência e regulamentação para proteger os investidores de fraudes e golpes envolvendo criptomoedas nos Estados Unidos.

“Plataformas cripto devem seguir as mesmas regras do mercado financeiro tradicional”

A insistência de Gensler no tema reforça sua visão pela necessidade de que as plataformas de criptomoedas nos EUA passem a seguir as mesmas regras de proteção ao investidor que já regem há várias décadas os mercados financeiros tradicionais.

Em seus discursos mais recentes, Gensler destacou ainda várias ações empreendidas pela SEC contra grandes players do mercado, como Coinbase e Binance, por operarem sem o devido registro. A SEC também está avaliando a classificação de ativos como o Ethereum, ponderando se deveriam ser tratados como valores mobiliários, o que teria grandes implicações para a indústria.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img