Ripio lança stablecoin própria voltada para a América Latina

Uma nova stablecoin atrelada ao dólar norte-americano foi lançada recentemente pela Ripio. Chamada UXD, a criptodólar da exchange é voltada para atender a comunidade latino-americana de investidores do mercado cripto.

De acordo com o projeto, a UXD é emitida através da rede blockchain LaChain. A Ripio desenvolveu essa rede de camada 1 para atender aos investidores que vivem em países da América Latina, como o Brasil, por exemplo.

A ideia é usar a stablecoin para transações de pagamentos por produtos e serviços. Dessa forma, será possível comprar a UXD em operações sem nenhuma taxa na wallet da própria Ripio.

Stablecoin para a América Latina

Além de criptomoedas como o bitcoin (BTC), no mercado cripto existem ativos digitais que possuem preço estável. Essas moedas são conhecidas como stablecoins, e geralmente estão atreladas a um ativo real de valor.

No caso da UXD, a stablecoin possui o preço atrelado ao dólar norte-americano. Ou seja, cada unidade da criptodólar da Ripio equivale a US$ 1 no mercado cripto. Além de ser usada em transações de pagamento, a stablecoin pode servir como alternativa às moedas fiduciárias de países latino-americanos.

Uma alternativa no mercado financeiro

Países como a Argentina acumulam uma alta inflação que afeta diretamente o preço da moeda em circulação, no caso, o peso argentino. Em apenas doze meses, o país vizinho ao Brasil acumulou uma inflação superior a 100%.

Dessa forma, o uso de dólares em forma de stablecoins pode representar uma alternativa para os argentinos em fuga da inflação. O CEO e cofundador da Ripio, Sebastián Serrano, fala sobre essa alternativa ao dinheiro físico desempenhada pela UXD.

“Criamos o Criptodólar (UXD) como uma solução inovadora para que as pessoas possam proteger seus ativos diante dessa complexa situação econômica que estamos vivendo em toda a América Latina.”

Criptodólar usa blockchain

Assim como as principais stablecoins do mercado cripto, o criptodólar UD também utiliza a tecnologia blockchain. Portanto, o projeto será emitido em uma blockchain própria, que pode oferecer transações sem taxas para os usuários em operações de compra usando a wallet da exchange.

Em nota, Sebastián Serrano orienta que o uso do criptodólar beneficiará os usuários através da tecnologia blockchain, que oferece mais rapidez e confiabilidade nas transações com a stablecoin da Ripio.

“O criptodólar conta com todo o potencial da tecnologia blockchain, garantindo transferências rápidas e confiáveis. Além disso, estamos construindo um ecossistema abrangente em torno do UXD, que permitirá uma integração perfeita com outros produtos da Ripio, como o Ripio Card, e que vai possibilitar aos usuários o acesso a diversas oportunidades para gerar mais rentabilidade.”

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img