A Bitget, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mercado, anunciou a listagem do token Ethena (ENA), que integra um ecossistema DeFi que tem despertado interesse da comunidade cripto devido à sua abordagem inovadora no segmento de stablecoins. O projeto está diretamente associado à nova stablecoin USDe, idealizada pelo ex-CEO da BitMex, Arthur Hayes, que no mês passado chegou a investir cerca de $14 milhões de dólares no projeto.
O lançamento integrará o programa Launchpool da Bitget, que distribuirá tokens como recompensa para os usuários que participarem da promoção entre os dias 02 e 12 de Abril.
Promoção de lançamento da ENA na Bitget
A listagem do token ENA na Bitget será acompanhada de uma promoção especial do programa Launchpool da corretora, onde os usuários têm a chance de ganhar uma fração de 3.750.000 ENA. A promoção, dividida em duas atividades principais, destina-se a recompensar os participantes que fizerem staking de BGB, o token nativo da corretora Bitget, e USDE, uma stablecoin vinculada ao dólar americano.
As regras detalhadas podem ser consultadas na página da Bitget, e estabelecem critérios de participação o cálculo utilizado para a distribuição das recompensas.
O Trilema das stablecoins
O ENA atua como um token de governança dentro do protocolo DeFi da Ethena, possibilitando aos detentores influenciar as decisões futuras do projeto. A base deste protocolo reside na cunhagem e no resgate de USDe, stablecoin que busca manter uma paridade estável com o dólar americano. A visão por trás da USDe pretende abordar o “trilema das stablecoins”, na qual o grande desafio está em unir descentralização, estabilidade e eficiência de capital.
A promessa da USDe é ser uma das stablecoins colateralizadas mais escaláveis do mercado até o momento, com o Ethereum e o staked Ethereum (stETH) servindo como garantia. O projeto visa assim, encontrar um equilíbrio interessante nos três elementos do trilema das stablecoins.
Inovação e riscos no Horizonte
A estratégia da Ethena para gerar rendimento através de posições delta neutras e a exploração de fontes de rendimento “real” no espaço cripto reflete uma abordagem inovadora e ambiciosa. No entanto, como em qualquer projeto no ecossistema cripto, existem riscos inerentes, especialmente considerando a natureza experimental de algumas das táticas empregadas.
Segundo especialistas do Blockmarket Research, a Ethena enfrenta desafios como o risco de financiamento negativo prolongado, a liquidez do colateral e a dependência de exchanges centralizadas, entre outros. Apesar disso, o projeto se mostra promissor, e pode sim, desempenhar um papel importante na indústria nos próximos meses.