Bilionário dos EUA perde R$ 4 milhões em criptomoedas em carteira falsa

Mark Cuban, investidor bilionário dos Estados Unidos, foi vítima de um hack envolvendo uma carteira falsa.

Mark Cuban, bilionário e investidor do Shark Tank Estados Unidos, foi recentemente vítima de um hack, que o fez perder mais de R$ 4 milhões em criptoativos, que incluem USD Coin (USDC), Polygon (MATIC), stEther (stETH), tokens de SuperRare e domínios ENS.

O pseudônimo Wazz foi o responsável por identificar as transações estranhas na carteira denominada ‘Mark Cuban 2’, por meio do explorador de blocos Etherscan. Quando questionado, Cuban afirmou que de fato havia perdido 5 ETHs. No entanto, o valor foi maior que o relatado, indicam os dados da blockchain.

Após perceber o erro, Cuban transferiu os ativos restantes para uma carteira de custódia da Coinbase, a maior exchange dos Estados Unidos, para evitar maiores perdas. 

O que aconteceu com a carteira de Cuban?

Em conversa com o DL News, Mark Cuban afirmou que tem quase certeza que baixou uma versão fraudulenta da Metamask, que é um dos softwares mais populares para se interagir com a blockchain do Ethereum.

Neste contexto, é muito importante estar atento para baixar somente carteiras de código aberto e que tenham reputação no mercado. Dessa forma, é possível evitar incidentes de perda de fundos como este.

Os valores roubados provavelmente não serão devolvidos e estão sob posse do hacker. É provável que o responsável pela ação utilize métodos de anonimização, como mixers e coinjoins, para ofuscar a origem dos criptoativos.

Também é importante notar que a Metamask é uma carteira quente, conectada à internet, não sendo ideal para armazenar grandes valores a longo prazo.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img