Lightning do Bitcoin é uma fraude, afirma brasileiro criador do Nostr

Mais um proeminente desenvolvedor do Bitcoin está fazendo críticas à Lightning Network.

O programador anonimo Fitajaf, criador do protocolo Nostr, nativo da Lightning Network do Bitcoin, afirmou que a LN é uma fraude, e que está roubando o tempo e recursos dos bitcoiners por vários anos.

O desenvolvedor Nikita Zhavoronkov publicou uma captura de tela no X da fala de Fiatjaf feita em um fórum:

Confira o diálogo que se seguiu na publicação:

“Lightning é um scam”.

Quando questionado pela sua fala, Fiatjaf disse:

“Isso está roubando o tempo, a energia e o dinheiro dos bitcoiners por 6 anos.”

Crise na Lightning Network

A Lightning Network vem sendo proposta como a principal solução de escalabilidade do Bitcoin nos últimos 7 anos. No entanto, o protocolo de fato não pode escalar a rede principal da criptomoeda. Como destaca seu próprio white paper, seria necessário blocos de 133 MB na rede principal do Bitcoin para que a LN fosse utilizada por 8 bilhões de pessoas.

Apesar disso, a LN ainda pode servir como uma plataforma de liquidação entre partes. Porém, diversos desenvolvedores vêm apontando as graves falhas do protocolo. 

Recentemente, noticiamos que uma falha grave foi encontrada na LN, que pode fazer com que os fundos dos usuários sejam roubados. A descoberta fez um dos principais desenvolvedores abandonar o projeto.

Estas incertezas estão trazendo preocupações sobre o futuro da principal criptomoeda, que de fato não pode ser utilizada por bilhões de pessoas de maneira soberana. 

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img